Conhecendo um pouco o Movimento Hare Krishna,podemos entender que o termo ''culto'',como hoje é usado,não se aplica a nós.
O Movimento Hare Krishna está inserido na mais antiga tradição religiosa de que se tem conhecimento.Ele é a própria religião Vaishnava (tradicão monoteísta com milhões de segudores na Índia e no Ocidente;cultiva a devoção a Vishnu ou Krishna),que é o tronco principal do complexo filosófico denominado hinduismo-Sanatana Dharma.
Baseados nas conclusões de grandes mestres espirituais,os vaishnavas consideram Sri Caitanya Mahaprabhu uma encarnação do Senhor Krishna.Pouco antes do Brasil ser descoberto,acontecia na Índia,um importante movimento,com bases populares,de renascimento do sentimento de bhakti,devoção à Deus.O responsável por essa revolução espiritual foi o grande santo e filósofo Sri Caitanya Mahaprabhu,que reviveu a prática de meditação sonora no mantra hare krishna--Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare/Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare.
Caitanya Mahaprabhu também ensinou que qualquer nome raferente a Deus(Jeová,Alá,Krishna,Rama,etc)é completamente puro e qualquer pessoa,seja qual for sua religião,filosofia,cultura ou tradição,pode praticar este processo de cantar os Santos Nomes de Deus e assim obter todos os benefícios decorrentes desta prática de meditação,a saber o fim das ansiedades mentais,controle da mente e dos sentidos,desenvolvimento da consciência e a suprema proposta de todas as religiões autênticas:desenvolver amor puro por Deus.Esta prática é baseada no milenar conhecimento védico originário da Índia.
Este conhecimento está chegando até nós através de uma linha de sucessão discipular,isto é,uma corrente de mestres espirituais e discípulos,autêntica e ininterrupta,que vem desde os primórdios da criação.Nesta sequência de mestres espirituais,situa-se Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada,que fundou em 1966,na cidade de Nova Iorque,a Sociedade Internacional da Consciência de Krishna,a ISKCON,mais conhecida como Movimento Hare Krishna.
Srila Prabhupada veio a falecer em 1977,deixando seus discípulos mais adiantados com a função de dirigir espiritualmente o movimento e iniciar discípulos.Em 30 de setembro de 1976,na convenção anual da Academia Americana de Religião,duzentos acadêmicos americanos e canadenses assinaram uma petição defendendo a autênticidade do Movimento Hare Krishna.
''O Hare Krishna representa a chegada na América da bhakti vaishnavita,na milenar tradição devocinal proveniente da Índia.''-Harvey Cox,professor de teologia da Universidade de Harvad.
''Na América,há pessoas que rotulam o Movimento Hare Krishna como um culto e tem colocado em questão sua autenticidade.Isto é espantoso e um entristecedor testemunho de nosso isolamento cultural.Esta tradição religiosa ocupa um respeitoso lugar na vida religiosa da humanidade.''-Dra. Diana Eck,historiadora de religião na Universidade de Harvard.
(extraído do site krishna.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário